sábado, 15 de novembro de 2008

Olho-Tonto Moody

Alastor Moody

Sexo:Masculino
Cabelo:Grisalho
Olhos:Castanho e azul (olho mágico)
Intérprete nos Filmes:Brendan Gleeson
Primeira Aparição em Livro:Harry Potter e o Cálice de Fogo
Primeira Aparição em Filme:Harry Potter e o Cálice de Fogo
Organizações as quais pertence:Ordem da Fênix, Hogwarts



Alastor Moody é um personagem fictício da série Harry Potter. Ele faz parte da Ordem da Fênix. Tem o apelido de Olho-Tonto Moody por seu olho direito ter sido substituído por um olho mágico que pode ver através de paredes, de capas da invisibilidade, e, até mesmo, através da nuca dele próprio.
Sua primeira aparição foi no quarto livro da série (Harry Potter e o Cálice de Fogo), onde acaba por ser contratado como professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.

Significado do Nome


•Alastor é o deus da vingança na mitologia grega.
•Moody é alguém que muda de humor muitas vezes, em geral de maneira negativa.

Aparência

Cabelo grisalho. Possui um olho normal castanho e outro mágico de um azul vivo e que se mexe indepedente. Possui várias cicatrizes das suas batalhas contra os bruxos das Trevas.
Como já foi mencionado, o apelido de Moody, Olho-Tonto, se deve ao seu olho mágico, que lhe dá uma aparência, no mínimo, desconfortável de olhar. Enquanto um dos olhos é escuro, arredondado e relativamente normal, o outro é grande, perfeitamente redondo e de um azul vívido. Enquanto o olho real se comporta de maneira normal, o olho mágico não pisca e fica girando constantemente, observando tudo à volta.
Moody também perdeu parte da perna, que foi substituída por um pedaço de madeira. Sob seus poucos cabelos cinzentos, o rosto é completamente tomado por grandes cicatrizes e parece o tronco de uma árvore velha. Ele também perdeu um bom pedaço do nariz.Tudo isso é produto do tempo que ele passou como Auror e das muitas lutas contra os agentes de Voldemort. É amigo pessoal de Albus Dumbledore e dos Weasley. Suas experiências como Auror o deixaram paranóico. Tanto que seu famoso lema é Vigilância Constante. Ele não come e nem bebe qualquer coisa e toma muito cuidado com sua varinha e onde fica guardada.
No entanto, foi aprisionado por Barty Crouch Jr., que se fez passar por Moody, através da Poção polissuco. Enquanto, o verdadeiro ficou preso num baú mágico durante o ano letivo de 1994. Moody é interpretado por Brendan Gleeson no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Sobre Moody


É irônico perceber que as informações que temos sobre Alastor Moody foram descobertas através de alguém que se fez passar por ele, junto com outras contadas pelos colegas e amigos. O verdadeiro Moody praticamente não fala nada sobre si mesmo.
Sabemos que ele foi Auror e membro da Ordem da Fênix nos anos 70. Nessa época ele já tinha uma certa idade e seu cabelo aparece cinzento no retrato tirado no final dos anos 70. Portanto podemos imaginar que ele estivesse com seus cinqüenta anos na época. Isso significa que ele está se aproximando dos setenta anos no final do quinto livro.
Então Moody provavelmente estudou em Hogwarts no final dos anos 30 e deve ter estudado na mesma época que Tom Riddle e Rúbeo Hagrid. Deve ter sido um aluno excelente para conseguir se tornar Auror.
Moody ficou famoso nos anos 70 quando preferiu lutar com os comensais da morte e prendê-los do que usar Maldições imperdoáveis mesmo estando autorizado a usá-las. A maior parte de seus ferimentos e cicatrizes são resultado dessa atitude, mas sua bravura fez com que ele conseguisse prender um bom número de seguidores de Voldemort. Claro que ele sendo um grande bruxo e um Auror altamente qualificado, sabia se defender muito bem.
Ele vê tudo com seu olho mágico, tem duas capas de invisibilidade (uma delas foi pega com Estúrgio Podmore e não foi devolvida), um baú mágico, um espelho dos inimigos (que agora está quebrado na Sala Precisa), um Sneakoscope, e um Sensor de
Segredos.
Depois da queda de Voldemort, Moody se aposentou. Talvez por sua própria escolha ou talvez de maneira forçada. Embora fosse um Auror brilhante e dedicado, conforme foi ficando mais velho ele foi ficando mais e mais paranóico. Começou a ver perigo em todo canto e passou a atirar primeiro e perguntar depois. A maior parte do tempo de sua aposentadoria correu em paz mas, as vezes ele arrumava alguma confusão explodindo coisas, felizmente nada de mais e nem de muito freqüente. Então sua vida transcorreu em paz até 1994.
Este é um período em que Moody passa a suspeitar de tudo e de todos à sua volta, seu olho mágico fica constantemente em ação procurando o perigo. Ele só bebe de sua própria garrafa e teme que queiram envenená-lo. Desconfia de toda comida, mesmo feita pelos amigos. Foi durante o ano de 1994 que ele recebeu o chamado de seu antigo mentor da Ordem da Fênix, Alvo Dumbledore.

Em Hogwarts


Dumbledore precisava de um novo professor de DCAT (Defesa contra as artes das trevas) e mais do que isso, Lord Voldemort estava de volta e era necessário alguém experiente para proteger os estudantes, especialmente Harry Potter.
Moody foi o homem escolhido por Dumbledore para desempenhar ambos os papéis e concordou em fazê-lo por um ano. O problema é que não foi um ano como Moody imaginou.
Na noite antes de viajar para Hogwarts, houve um problema na casa de Moody. Ninguém deu grande importância – parecia um dos ataques de paranóia que eram comuns. O que ninguém desconfiou foi que Moody havia sido realmente atacado e que o professor que se encaminhava para Hogwarts para ensinar DCAT, não era o verdadeiro Alastor Moody.
Atacado por Bartemius Crouch Jr que havia fugido de Azkaban e com a ajuda de Peter Pettigrew Moody foi dominado e trancado no baú. Crouch Jr. bebeu a poção Polissuco e passou o ano letivo inteiro enganando a todos. Os estudantes de Hogwarts tiveram um ano de aulas com um Comensal da Morte sem saber.
Crouch só foi desmascarado porque Harry escapou do cemitério onde Voldemort se recuperava. Dumbledore então matou a charada e libertou o pobre Moody de dentro do baú. Assim o ano inteiro passou sem que ele tivesse dado uma aula sequer.
No verão de 1995 a Ordem da Fênix voltou a ativa e Moody voltou para a luta. Não se sabe bem o que ele faz, mas o fato é que ele passou a maior parte do verão usando o quartel-general da Ordem em Grimmauld Place. Quando a Guarda Avançada foi resgatar Harry da casa dos Dursley no livro cinco, Moody estava junto. Depois que Arthur Weasley foi mordido pela cobra Nagini e internado no Hospital St. Mungus, Moody foi visitá-lo. Também acompanhou Harry, junto com outros até a Estação King´s Cross no final do ano, para lembrar aos Dursleys que deveriam tratar bem o sobrinho. Moody é assiassinado por Lord Voldemort logo no início do sétimo e último livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte, quando está tentando transportar Harry em segurança para a casa dos pais de Tonks.

Nenhum comentário: